segunda-feira, outubro 01, 2007

Coisas da vida...

Estava andando de ônibus, ouvindo uma tradicional conversa da linha Cristo Rei: duas senhorinhas e seus principais assuntos - câncer, morte, remédio, doenças, médicos etc. Já estou acostumada a esse tipo.
Mas, hoje eu acabei entreouvindo outro papo. Era uma senhora de uns 50 anos e um rapaz de uns 20 e poucos. Os dois falavam sobre uma mulher de rua que estava na calçada. O papo continuou depois que o ônibus andou e eles comentavam sobre "como essa gente é preguiçosa", que não davam esmola de jeito nenhum (não vale a pena, sabe?) e que comprava um salgado ou uma coca-cola para crianças carentes (conta outra vai...).
Bem, sei que conversa vai conversa vem, eles finalmente conseguiram me chocar, por que até agora eles só tinha repetido um discurso vazio e estúpido.
Passava ao lado do ônibus uma catadora de lixo, e dentro de seu carrinho sua filinha dormia. Eles primeiro comentaram que "as crianças não tem culpa de nada". Depois o rapaz virou pra mulher e disse assim: - Você sabia que essa gente não tem vergonha de ser assim?
E a mulher concordou e eles continuaram a falar, mas eu deixei de prestar atenção. Eu estava chocada. Assim como, meu? Vergonha do quê????? De ser pobre? De não ter estudado? De não arranjar emprego? De catar lixo? Ou de ter que levar o filho junto? Meu. Eu me revolto fácil, alguns dizem. Mas meeuuuu, como assim????? Esse povo carrega trocentos quilos nas costas, ganha uma mixaria no final do dia, chega em casa acabado. Do que eles tem que ter vergonha...

Eu estava refletindo sobre isso na volta (no mesmo ônibus, diga-se de passagem, dessa vez silencioso), e o Oil Man passou do lado da minha janela. Eu me assustei e perdi meus pensamentos.
Daí vem a linha de raciocínio 2: A Alienação do Povo Brasileiro tem um porquê

No Brasil, você até fica revoltado com a pobreza, a situação atual e a corrupção. Mas daí quando você está se revoltado, refletindo, pensando, criando razões, soluções, passa algo bizarro tipo o Oil Man, ou acontece o Caranaval, o Sete de Setembro, a Copa do Mundo e você se esquece de tudo. Você se distrai com essa coisas, muito mais engraçadas e divertidas. Você dá risada e os seus pensamentos anteriores vão pro ralo. Aí, como dizia a Kelly, você vai para casa, põe o boné, os óculos escuros e vai assistir a desenho animado (não me pergunte o que isso significa exatamente). Pronto, você vira um brasileiro alienado e o máximo que você consegue quando vê aquelas coisas que te revoltavam antes é ficar cansado.

Um comentário:

julia disse...

é eu também morro de vergonha quando vejo essas pessoas.

as escrotas, não as pobres.